terça-feira, 4 de junho de 2013

ANITA MALFATTI X FELIPE MOROZINI

ANITA MALFATTI


Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 — São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira.
[Fonte - Wikipédia]
A obra escolhida de Anita Malfati foi "O Homem Amarelo":

É uma obra que foi iniciada no ano de 1915 e concluída em 1916. Óleo sobre Tela (61x51cm). Coleção Mário de Andrade, Instituto de Estudos Brasileiros da USP, SP.
Podemos perceber (não SOMENTE nesta obra) que a Anita costuma revelar fortemente o seu interesse em retratar o estado psicológico dos seus modelos. O uso de certa deformação moderada similar ao de alguns artistas europeus como Amedeo Modigliani, fugindo um pouco dos modelos clássicos, causou grande alvoroço em Monteiro Lobato e na elite provinciana de São Paulo.

FELIPE MOROZINI

Provocador, ele é o criador dos sites "Feio na Foto" (2010), onde que publicava sem dó fotos de pessoas não exatamente em sua melhor pose e "Hedonismo Sustentável" (2008) com dicas para o viver bem no mundo do eu. Seu trabalho mais notório foi um vídeo "Jardins Suspensos da Babilônia", premiado em 2009 no Festival Babelgun em Nova York. Olhando diariamente a paisagem árida do elevado Costa e Silva, vista obrigatória de seu apartamento, ele teve a idéia de modificá-la. Escalou os amigos para pintar flores no asfalto.
Pessoalmente falando, outro dia estava lendo no Wikipédia uma postagem sobre o "hedonismo" (do grego hedonê, que significa prazer) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. Após a pesquisa acima, percebi que é realmente o que ele demostra, aparentemente, com seus trabalhos
E esta foi a Fotografia dele que escolhemos, chamada "Auto-Retrato". Porém, creio que a explicação acima já informa o necessário referente a ela:



Nenhum comentário:

Postar um comentário